Por que o IFIX está caindo ou O dinheiro é um líquido
Normalmente, investidores não queimam dinheiro.
No curso normal dos ciclos de mercado, quando o preço de um ativo cai, o dinheiro não evapora, apenas sai de um lugar e escorre para outro.
O desejo do investidor é auferir lucros, e a velocidade e facilidade de negociação facilita a movimentação de dinheiro nesse sistema de vasos comunicantes que é o mercado.
Nesses últimos 6 meses estamos vendo uma queda de 6% do IFIX. O IFIX inclui o pagamento de rendimentos, logo a queda nos preços dos FIIs é ainda maior.
Vamos ver de quem é o dinheiro que está investido em FIIs. Sabendo de quem é o dinheiro, podemos entender como ele se comporta.
76,1% do volume do dinheiro no mercado de FIIs em julho desse ano era de pessoas físicas. Nos outros meses, o número é similar.
Mas…se o dinheiro é como um líquido e ele não some, apenas escorre, para onde ele pode estar indo? Sabendo que o capital é de pessoas físicas, qual outro investimento que possui participação majoritária de pessoas físicas?
Ora o Tesouro Direto.
Até julho de 2024, o estoque era de 145 bilhões de reais de dinheiro de investidores pessoa física no Tesouro Direto.
Vamos olhar para a captação líquida do Tesouro Direto:
Perceba a diferença entre 2023 e 2024, especialmente a partir de abril deste ano.
E por que o Tesouro Direto tem atraído o capital das pessoas físicas?
Basicamente, taxas de remuneração dos títulos em crescimento.
Aqui estão as captações em percentual dos títulos do Tesouro Direto:
Perceba como em 2023, o Tesouro Selic captava de 60 a 70% dos recursos e passou a captar apenas 40% dos recursos. Enquanto isso, a captação do Tesouro IPCA subiu de 15% para 40%. As captações para o Tesouro Prefixado tem aumentado também.
Ou seja, não se trata de uma perda generalizada de fundamentos do mercado de FIIs.
Se trata de nada mais nada menos que o velho jogo de entorna, onde o desespero por maiores retornos derruba o preço de ativos menos atrativos no chão.
Você tem rodo?
Toda semana receba o Relatório RP com táticas para você aplicar na sua viagem rumo à independência financeira.
Compartilhar: